Snopes

Soldados americanos precisam de um impulso na moral.

Por Nur Ibrahim
Publicado em  19 de Fevereiro de 2022


Todo soldado precisa de um alívio dos horrores da guerra, e o governo dos EUA tinha um método interessante de fornecer isso durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto os soldados americanos enfrentavam traumas e violência, o governo tentou descobrir como manter a moral alto enquanto a guerra continuava.

Uma solução foi lançar pianos com paraquedas direto na zona de guerra, para que os próprios soldados pudessem tocar música. Este post no Facebook afirmou que eles eram conhecidos como “Victory Verticals – vitória vertical em tradução literal” e foram lançados “com grandes paraquedas e instruções completas de ajuste na batalha”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Steinway & Sons mandou  pianos em grandes pára-quedas e instruções completas de afinação na batalha pelas tropas americanas. Chamado de Victory Vertical ou G. I. Steinways, os pianos eram para proporcionar um pouco de relaxamento, o piano vinha nas cores verde-oliva, azul e cinza.

Uma história da Rádio NPR revela que isso era realmente real. O pianista concertista e professor Garik Pedersen desvendou a história desta prática inusitada por meio de seu Projeto Vitória Vertical, um espetáculo em que apresentou peças musicais da época. Os pianos foram fabricados pela Steinway & Sons, uma empresa alemã-americana de pianos, em sua fábrica situada no  Queens em Nova York, foram encomendados especificamente para serem usados nos locais onde os soldados estavam acampados. De acordo com um post no site da SteinWays, a empresa fez mais de 3.000 desses pianos.

Como os soldados foram convocados para lutar na Segunda Guerra Mundial, havia alguns músicos entre as tropas que sabiam tocar.

Pedersen disse à NPR: “Os pianos incluíam partituras. E as partituras incluíam clássicos leves, incluíam hinários protestantes, incluíam canções patrióticas cantadas e incluíam canções populares […] amo isso.”

De acordo com o Projeto vitória vertical de Pedersen, os pianos eram semelhantes a caixas e leves para que pudessem ser facilmente encaixados em uma caixa. O livro “Steinway” de Ronald Ratcliffe e Stuart Isacoff explica que esses pianos verticais  foram “enviados para todos os teatros de guerra” durante a Segunda Guerra Mundial.